Por que Hearthstone se tornou meu jogo "preferido"?


   Para quem não conhece, Hearthstone é um card-game online desenvolvido pela Blizzard Entertainment. É um jogo bem simples visualmente. Lembra bastante MAGIC.


   Eu nunca joguei MAGIC nem outro tipo de card-game online, minha única experiência foi com YU-GI-OH Forbidden Memories que convenhamos, é bem diferente.

   Existem diversas classes no game como: Mago, Druida, Ladino, Caçador, Guerreiro, Xamã, Sacerdote e Bruxo, todos com habilidades distintas e cards exclusivos.

Personagens das Classes disponíveis.

  O interessante é que cada classe apresenta diversas formas de jogar, se você gosta de controlar o campo pode se identificar com um Guerreiro, se gosta de habilidades de cura, um Sacerdote, se preferir um deck mais agressivo no início pode escolher um bruxo, tudo depende do seu tipo de jogo.

"O jogo é gratuito?"
   Sim, totalmente free to play. É óbvio que quem prefere investir dinheiro consegue algumas coisas mais facilmente. Para mim isso não é problema, um jogador iniciante precisa de prática, jogar bastante até entender todas as classes (até hoje eu não entendo todas), não é porque você comprou 400 pacotes de cartas que você vai ganhar tudo (sério).
Quem já jogou FIFA ULTIMATE TEAM (exemplo) sabe disso, nas divisões mais baixas você acha times com estrelas como Messi e CR7, nas ligas mais altas são jogadores mais simples. O que eu estou querendo dizer é que o jogo depende mais de sua estratégia.

"O jogo é pay to win?"
   Não. Qualquer coisa no game pode ser conseguido com moedas do jogo, seja aventuras ou pacote de cartas. Eu mesmo nunca comprei nada com dinheiro real e consegui comprar as aventuras (que custa em média R$ 50,00) por moedas no jogo. Não chega a ser algo complicado, por dia você consegue cerca de 100 moedas (se você jogar muito pode conseguir até o dobro) apenas jogando uma missão diária (que geralmente leva cerca de 10-30min pra completar) e vencer alguns jogos. A cada semana você consegue 700 moedas que abre uma ala de uma determinada aventura. Em um mês você consegue abrir uma aventura inteira. Acha demorado? Então é só pagar os R$ 50,00. Juntando moedas eu consigo me divertir mais, isso acaba se tornando um objetivo.

   Comprar cartas sem experiência no game é como se você iniciasse em um mmorpg e comprasse 50 níveis, você teoricamente seria mais forte, mas não saberia o que fazer por não ter experiência, logo um personagem de nível inferior conseguiria te derrotar.

"Ah, então jogadores com experiência compram aventuras?"
   Não necessariamente, jogadores experientes podem juntar moedas assim que uma nova expansão está perto de ser lançada (eu faço isso). É tudo questão de planejamento.

"Mas esse game parece ser monótono, deve enjoar."
  Não acho, o game está sempre lançando novas expansões, obrigando os jogadores a se adaptar com cartas novas.

"Como assim?"
   No game existe 2 modos de jogo. Padrão e Livre. No Padrão só vale jogar com cartas básicas e expansões lançadas nos últimos 2 anos, no modo Livre pode ser usada  qualquer carta, mas a maioria só joga por diversão  por não ser válido em campeonatos e torneios. Isso ajuda os novos jogadores a não serem obrigados à aprender jogar com cartas antigas (ou comprar expansões que já foram lançadas a algum tempo). O jogo fica balanceado pois os veteranos também precisam aprender a jogar com as cartas novas. O jogo está sempre em mudança, nunca vai existir uma classe ou deck melhor (pelo menos não por tempo ilimitado).

   Existem vários modos de jogo, partidas ranqueadas, casuais, arena e taverna

   Nas partidas ranqueadas o ranque vai do 25 ao Lenda (que fica acima do rank 1). 
   Todo dia primeiro os ranques são resetados, você é premiado com cartas, pó arcano e versos de cartas dependendo do ranque em que você atingiu. 
   Partidas casuais não vale nada, porem são úteis para completar missões e testar decks.
   O modo arena para mim é o mais difícil e divertido, você não usa seu deck. Através de um sorteio você seleciona sua classe e suas cartas, o acesso a arena custa 150 moedas. A cada vitória seu prêmio aumenta (sendo que o prêmio mínimo é um pacote de cartas). Na arena você só pode perder 2 vezes, se perder a terceira você é eliminado. Se você conseguir atingir 7 vitórias você consegue de volta as 150 moedas e mais um pacote de cartas.
  A taverna é um modo de jogo com regras diferentes, a cada 3 dias a taverna fecha e logo abre de novo, mas com regras novas. Sua primeira vitória garante um pacote de cartas de graça. Jogar a taverna não custa nada e também pode ser útil para completar missões e conseguir moedas.

"E como se tornou o seu jogo preferido?"
   Óbvio que há outros jogos que gosto muito, principalmente RPGs, falo que é meu jogo "preferido" porque atualmente é o que mais jogo. Hearthstone tem uma simplicidade que me agrada, não me sinto obrigado a jogar todo dia, e não vou sair perdendo se ficar uma semana sem jogar. 
Faço minhas missões, jogo algumas partidas ranqueadas, faço modificações nos decks e arrisco tentar tirar alguma lendária nos pacotes de cartas. Quando está chegando o fim do mês vejo até que rank consigo atingir.

   Não sou expert, meu rank máximo é 12, jogo de Jaina com um secret mage que montei que me da algumas chances de ganhar com mid e late game, nada muito especial. Meu objetivo é atingir o rank 10, após isso vou trocar de classe e tentar algo novo.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *